Na Cozinha: Proteína de Soja

Alguém se lembra do projeto “20 Antes dos 20” que eu comecei a participar no começo do ano? Quem não se lembra é só acessar aqui. Mas o que quero falar mesmo é sobre um dos itens, em que eu queria comer carne de soja e ficar um mês sem comer qualquer tipo de carne. Eu cumpri os dois itens e já falei nesse post AQUI como foi esse mês de maio, mas hoje eu vou explicar como preparo a proteína de soja que já virou um dos meus itens favoritos.

DSC08679

Hoje na verdade não será uma receita, eu basicamente vou ensinar a vocês como desidratar a proteína de soja para usá-la. E depois de desidratada você pode usar em qualquer receita.

Como eu nunca havia sequer comido proteína de soja, antes deu comprar eu pesquisei bastante, li sobre a soja clara, escura e as formas de desidratar. Aqui em Colatina eu achei no supermercado Hortifrutti que é conhecido por ter uma grande variedade de produtos, principalmente de origem natural. A marca é Montan e o saquinho com 250 gr custou 6 reais. Para mim pelo menos compensou muito, porque eu faço umas duas vezes por semana e rende demais. Tem mais de um mês que eu como e ainda estou no primeiro pacote.

Vou mostrar bem detalhado o passo-a-passo de como transformar aquele proteína de soja que vem no saquinho, na “carne moída” pronta para o preparo como qualquer outra carne.

DSC08662

1- Como tirar o gosto ruim da carne de soja?

Algumas pessoas falam tão que não gostam de carne de soja porque seu primeiro encontro com ela não foi muito bom, se a pessoa durante o preparo não hidratar corretamente a carne realmente ficará com um gosto ruim que vem da enzima presente na proteína de soja. Esse gosto ruim pode ser eliminado usando água e vinagre.

DSC08666

Use a proporção:

2 xícaras de proteína de soja

500 ml de água

1 xícara de vinagre branco

Deixe ferver por 5 minutos. Conforme for fervendo uma espuminha vai levantar. Depois dos 5 minutos escorra a soja e lave bem em água corrente. Deixe secar. Ferva mais 4 xícaras de água (para cada 1 parte de soja são 2 partes de água, ou seja, 2 xícaras de soja serão 4 xícaras de água). Após realizar o procedimento anterior volte a proteína numa tigela e adicione a água quente, deixe descansar por 15 minutos. Escorra novamente até ficar bem sequinho.

DSC08668 DSC08670

Como aqui em casa eu sou a única que come eu faço a receita pela metade, ou seja, 1 xícara de soja, 250 ml de água e ½ xícara de vinagre.

DSC08675

A soja seca dura muito tempo, mas depois de hidratada não é bom deixar por mais de três dias por isso eu recomendo hidratar pouco e usar logo em seguida.

DSC08672

Depois disso você pode cozinhar igual carne moída. A única diferença é que a soja suga mais fácil o sal, então cuidado para não ficar muito salgado. Dá para fazer hambúrguer, almôndega, molho para macarrão, o que você quiser. Em breve colocarei aqui mais receitas.

Quem tiver duvidas sobre o preparo é ó deixar aí nos comentários e no mais espero que tenham gostado…

xoxo

blog

 

Um comentário sobre “Na Cozinha: Proteína de Soja

  1. Pingback: Na Cozinha: Hambúrguer de Soja + Maionese Caseira |

Comenta ae...

