Arquitetura e Urbanismo

Olá pessoas!!! Há muito tempo eu venho planejando falar sobre esse assunto aqui, para ser sincera, desde que entrei na faculdade eu tenho tentado escrever, mas só agora (entrando no segundo semestre) é que tive tempo.

Como alguns sabem que eu faço faculdade de Arquitetura e Urbanismo no IFES (Instituto Federal do Espírito Santo). Como já disse estou no segundo semestre e vou falar um pouco sobre o curso hoje.

IMG_20150509_185040

Primeiro vou contar um pouquinho da minha jornada até o mundo da arquitetura. Já quis ser astronauta, cientista, trabalhar na NASA e por muuuito tempo tive Direito como futuro, eu tinha certeza que me tornaria uma Juíza. Até que me vi no mundo da moda, apaixonada por tudo, principalmente pela parte de criação, então eu tinha certeza de que me tornaria uma estilista. Então começou a guerra entre o que eu queria e o que minha família queria, minha mãe principalmente nunca apoiou a idéia deu fazer Moda e se agarrou a idéia do Direito, mas eu sempre bati o pé dizendo que Moda é o que sou e que esse caminho é o que me faria feliz. Essa luta ficou até eu entrar no Ensino Médio e eu estudava para o vestibular de Moda e Direito ao mesmo tempo (já que as duas são de Humanas) até que fui arrebatada novamente, mas dessa vez pela Medicina e começou uma nova saga, fazer Medicina, Direito ou Moda? Direito sempre foi uma coisa de família, mas essa idéia não me fazia mais feliz e fui abandonando, Moda me parecia cada vez mais distante e toda vez que eu entrava nesse assunto eu acabava frustrada, e pela primeira vez todo mundo ficava feliz quando falava que queria fazer Medicina.

IMG_20150328_172615

 

Eu estava feliz com essa idéia, queria me tornar médica legista. Esse era meu futuro! Então comecei a estudar mais a área de Biomédicas, mas o meu amor pelas artes e pelo mundo fashion não deixava de existir e como eu sabia que o vestibular de Medicina era muuuuito difícil, eu secretamente fui alimentando a idéia de juntar arte e moda de uma forma que meus pais aceitassem, então o mundo da Arquitetura apareceu na minha vida e inicialmente eu pensava em fazer Designer de Interiores. Então no terceiro ano eu estava estudando para Medicina e Arquitetura ao mesmo tempo, imagina a loucura!!! E para deixar as coisas mais interessantes eu entrei no curso Técnico em Edificações no IFES na metade do meu terceiro ano, no começo foi por pura e espontânea pressão da minha mãe, mas depois vi que aquilo era o teste drive para saber se arquitetura era meu mundo mesmo. Fiz diversos vestibulares de medicina, afinal, essa era minha primeira e principal opção, mas cada vez esse futuro ficava mais distante então, depois de três anos tentando Medicina eu oficialmente desisti e passei a tentar o vestibular de Arquitetura em mais lugares. Enquanto isso eu gostava cada dia mais do meu curso técnico e no fim do segundo semestre eu tinha certeza de que aquilo era para mim, no fim do meu terceiro semestre eu quase entrei na faculdade no IFES, mas não consegui e nesse fracasso vi que esse era o meu caminho, em 2014 me dediquei estudando para o ENEM e finalmente consegui entrar!!!! Fiquei em êxtase de felicidade, entrei no curso que atendia meus amores, a moda, a criação, o designer, um curso lindo e cheio de amor, e além disse é na minha cidade, é em uma Federal e é na melhor faculdade de arquitetura do estado!!! Eu não poderia estar mais feliz!!!!

Ainda há alguns que acham que eu deveria seguir caminho diferente afinal essa área é um pouco arriscada, mas eu tenho cada dia mais certeza de que esse é o meu futuro.

lidow_2015315171439469

Sobre a faculdade:

Graças ao curso Técnico em Edificações eu entrei na faculdade com uma noção boa do que era o curso de arquitetura e como eu faço faculdade no mesmo lugar eu fiz o curso tércino eu sabia que a faculdade aqui era um diferencial das outras porque aqui é muito mais técnico, temos uma noção maior do calculo do que as outras. Faço matéria com muitos professores do técnico também e por isso tenho noção de muitas matérias. Eu sempre soube que o curso não era fácil, principalmente a parte de calculo que eu sempre tive dificuldade.

IMG_20150320_230920

Não é puxar saco gente, mas tenho excelentes professores e uma coisa que percebo aqui que é diferente de faculdades grandes como a UFES, por exemplo, é que os professores são mais próximos dos alunos, isso beneficia o conhecimento, fazemos muitas atividades fora da sala, aproximando a vida acadêmica da vida real. Além disse tem a cumplicidade entre as turmas, principalmente nossos veteranos queridos!!!

Viagens técnicas também são freqüentes, recentemente fomos para Ouro Preto porque fizemos um artigo científico sobre a cidade e nesse segundo semestre vamos para Inhotim!!!

IMG_20150625_231527

Agora para quem pretende fazer Arquitetura:

Escuto muuuuita gente dizer “Quero fazer arquitetura, mas não sei desenhar”. Esquece isso!!! Arquitetura não é só desenho. Eu mesma sou uma negação. É claro que você vai desenhar, a gente faz isso na maior parte do curso e um bom profissional tem que saber fazer bons croquis, mas para isso temos aulas de desenho e não são poucas, tem Desenho Técnico I e II, Desenho Artístico, Plástica I e II, Projeto Arquitetônico (o famoso PA) I, II, III e IV, alem disso tem outras matérias que não estão ligadas a desenho diretamente, mas a gente acaba vendo, além disso, tem as aulas de computador onde vemos o famoso AutoCAD, o programa de projetos mais usado no mundo. Eu conheço devido ao curso técnico e é muuuito legal, também temos aulas de outro programas como o 3DMax, o SketchUp, o Artantis e outros.

IMG_20150406_143439

Diferente do que muita gente pensa, arquiteto não trabalha só em escritório, eu mesma não tenho planos de abrir escritório particular, tenho vontade de trabalhar com urbanismo, em órgãos federais, ou com tecnologias sustentáveis, esse é outro ponto que a faculdade aqui aborda muito, adoro também a área de patrimônio e tenho vontade de trabalhar com isso. São muuuuitas áreas de atuação. Aqui tem o link da ementa do curso para quem tiver interesse, tem também a grade curricular e as áreas de atuação.

Isso é um pouco da Graduação em Arquitetura e Urbanismo no IFES. Espero que tenham gostado e quem tiver interesse pode deixar aqui todas as perguntas. Estou amando o curso e amando a oportunidade de compartilhar com vocês.

xoxo

blog

 

5 comentários sobre “Arquitetura e Urbanismo

  1. Veio que Ouro Preto, gostou? Moro aqui atualmente, também faço faculdade.
    Sempre quis arquitetura, já passei em vários lugares, comecei a fazer um mês, mas por motivos pessoas e mudança de cidade, tive que sair. Hoje faço outro curso, mas acho bem legal essa área, quem sabe no futuro ainda não faça né…
    beijos!!!

    Curtir

Comenta ae...

