Na Cozinha: Hambúrguer de Soja + Maionese Caseira

DSC08940

Hey folks!! Desde que eu passei a evitar carne eu tenho me arriscado mais na cozinha, às vezes eu me atrapalho um pouco, mas quase sempre dá certo. Um dia desses eu acordei inspirada em fazer um hambúrguer de soja e para melhorar improvisei na maionese caseira, modéstia à parte ficou tudo muito bom! Quer saber como faz? Então continua lendo. Vamos começar pelo hambúrguer de soja.

DSC08917

INGREDIENTES

1 cebola pequena

3 dentes de alho

Tempero verde

1/2 limão

2 colheres de sopa de azeite

1 xícara de chá de proteína de soja texturizada

Farinha de rosca e trigo

1 ovo

MODO DE PREPARO


DSC08923

Bata no liquidificador a cebola, o tempero verde, o alho e o azeite. Reserve. Depois de hidratar a soja (tem um post explicando como faz) escorra bem. Refogue em um pouco de óleo ou azeite, acrescente o suco de meio limão e molho inglês ou shoyo se quiser. Mexa até cozinhar bem e secar.

DSC08929DSC08932

Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture a soja temperada, o tempero preparado, o ovo e vá adicionando a farinha de rosca e o trigo conforme o necessário dê preferencia a farinha de rosca para que não fique seco demais, quando a massa estiver dando liga e soltando da mão molde em formatos de bife de hambúrguer, use uma forminha se necessário.

DSC08936

Você pode fritar ou assar os bifes. Essa receita rende em média de 8 a 10 bifes e você pode congelar para usar depois.

Agora vou ensinar a fazer a maionese caseira. Essa maionese além de ficar deliciosa e ser muito fácil ela também dura mais do que aquele feita com ovo.

DSC08902

INGREDIENTES

1/2 xícara de leite

1/2 dente de alho

1 colher de sopa de tempero verde

1/2 colher de sopa de suco de limão

1 pitada de sal

Óleo até dar ponto.

MODO DE PREPARO

DSC08906

Coloque todos os ingrediente no liquidificador, com exceção do óleo, ligue em velocidade baixa e através da abertura pequenininha vá adicionando um fio de óleo. De preferencia o fio de óleo tem que ser constante e não pode ser muito fino nem muito grosso. Conforme você for batendo você vai observar que a textura vai mudar. No começo é bem liquido e depois vai engrossando. Pare quando achar necessário, mas o melhor é que não fique muito grosso. Depois de pronto não guarde por mais de 4 dias. E é isso!

DSC08913

MONTAGEM: Nesse dia eu estava com preguiça de ir na padaria comprar pão de hambúrguer então usei pão de forma, passei ele numa frigideira SEM ÓLEO só para deixar mais crocante. Aproveitei o que tinha em casa então usei alface, tomate, um ovo frito, usei um bife e mussarela. Finalizei com ketchup, a maionese caseira e batata palha. Tchanram!

DSC08938

Comi até não aguentar mais!!! Espero que tenham gostado e qualquer duvida sobre o preparo é só deixar nos comentários que eu respondo. Até…

xoxo 

blog

Comenta ae...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s